Cuidando do Equilíbrio Emocional: O Papel dos Óleos Essenciais
| 2 minuto(s) de leitura

Oi, leitoras!
Como anda o equilíbrio emocional de vocês?

 

Se fosse para apostar, eu diria que não muito bom. Isso porque o Brasil figura entre os países com o maior número de pessoas que sofrem com sintomas de ansiedade, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabia disso?

 

E tem mais... se você, como eu, passa seu dia encarando uma tela (seja do computador, tablet ou do celular), a chance do seu emocional estar prejudicado aumenta ainda mais. De acordo com a Unimed Campinas, estudos têm demonstrado os efeitos negativos do uso excessivo de telas, especialmente nas redes sociais, no funcionamento do cérebro.

 

As redes afetam os neurotransmissores ligados ao bem-estar, e podem levar a uma dependência do sistema de recompensa cerebral, acelerando a produção de dopamina, responsável pela sensação de prazer, de forma pouco sustentável. Traduzindo: as telas nos dão essa liberação de hormônio de forma muito rápida, causando vício. Como outras atividades não liberam com a mesma rapidez, buscamos cada vez mais essa recompensa imediata através redes sociais.

 

Como lidar com isso? Uma alternativa para cuidar do equilíbrio emocional é explorar o poder dos óleos essenciais, através da aromaterapia.

 

O olfato, quando estimulado por esses óleos, ativa a mesma região do cérebro responsável pelo processamento de comportamento e emoções, conhecida como sistema límbico. Isso significa que os aromas podem influenciar diretamente como nos sentimos, proporcionando uma sensação de calma, relaxamento ou energia, dependendo do óleo utilizado!

 

                                              

 

Quais óleos usar para obter equilíbrio emocional?

- Lavanda: conhecida por suas propriedades relaxantes e calmantes, ideal para reduzir o estresse e promover uma sensação de tranquilidade.

- Menta brasileira: ameniza o cansaço e estimula os sentidos, impulsionando a concentração e memória.

- Laranja e limão siciliano: estes óleos cítricos possuem propriedades que aliviam os sintomas de ansiedade e depressão, reduzindo significativamente os níveis de tensão e estresse.

- Tomilho: possui efeito revitalizante, muito usado no caso de esgotamento físico e mental, pois revigora a energia corporal.

 

Como usar?

Se o óleo for diluído, ele pode ser aplicado diretamente sobre a pele, na região desejada (para isso, tem que fazer um teste antes! Aplique de três a cinco gotas no antebraço, aguarde 24h). Para melhor absorção, recomenda-se aplicar diretamente nos pulsos, pescoço, colo e atrás da orelha, e massageie suavemente.

 

Se o óleo for 100% concentrado, não deve ser aplicado diretamente na pele, mas diluído em óleo vegetal ou em creme neutro ou em difusores (a quantidade deve estar especificada no produto).

 

 

Todo mundo pode usar?

Não. Os óleos não são recomendados para gestantes ou bebês, sendo inclusive recomendado a todos o acompanhamento médico durante o uso!

 

É importante ressaltar a importância de adquirir óleos essenciais de qualidade, garantindo assim sua eficácia e segurança, e se atentar às diretrizes do produto quanto ao modo de uso.

 

Na loja do Spa Renata França, você encontra uma seleção cuidadosa de produtos que podem ser uma ótima escolha para cuidar do seu equilíbrio emocional. Invista em seu bem-estar e experimente os benefícios dos óleos essenciais hoje mesmo.

Veja também

Saúde e Bem-Estar

Afinal, massagem emagrece?

Saúde e Bem-Estar

Desafio de autoestima: 5 dias de boas práticas

Entre nesse desafio e descubra uma nova versão sua ao final de apenas 5 dias

Categorias